sexta-feira, 27 de junho de 2014

Feliz Dia de Nossa Senhora Perpétuo do Socorro

O Amado veio para amar

Amo porque amo, amo para amar, 
És Deus, Deus amor. 
Amas o mundo, as pessoas
Me ama como sou,
És gratuito, amas a todos. 

Seu amor ultrapassa montanhas, vales,
rios, oceanos e barreiras. 
Amor que transpõe o pecado, porque és
somente Amor. 

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Celebração da Festa Junina

A Festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares, comemorada no dia 24 de Junho.
Sendo assim no dia 25/06/2014 a Unidade celebrou essa data com as frequentadoras do Projeto em um momento de reflexão e relembrando os momentos que viveram na infância na época da comemoração, fazendo uma retrospectiva sobre a festa Junina e comparando com os dias atuais de acordo com a origem de cada estado. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

O Amor é Gesto

Quando se ama nada captura mais nossa atenção, 
que pensar uma forma de
demonstrar a pessoa amada
o lugar que ela ocupa em nossa vida.

Quem ama não espera ser chamado, convida-se. 
Não espera a resposta, antecipa-a.
nem pensa, faz, demostra, concretiza. 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Irmãs Oblatas: 150 anos de presença junto a mulher

Uma série de eventos marca a celebração dos 150 anos da abertura da primeira Casa de Acolhida às mulheres em situação de prostituição em Ciempozuelos.
 A primeira casa de acolhida às mulheres foi uma iniciativa de José Benito Serra e Madre Antonia de Oviedo Schontal em Ciempozuelos – Espanha no ano de 1864, para acolher mulheres que se encontravam em situação de prostituição e buscavam outra alternativa de vida.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Eu Sou

Eu sou aquilo que sou.
Matéria, Espirito, poesia. 
Pensamento.
Às vezes forte, ás vezes lenta
Rude e delicada, 
Ás vezes nada...
Deixo o pensamento livre, 
É difícil acorrentá-lo, 
Não me espanto.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pai Nosso Ecológico

Pai e mãe de todos nós, fonte de Amor,
Espirito Libertador, Deus criador,
Que estais para além de todo tempo e lugar, 
mas que vos deixais encontrar tão próximo: 
uma criança, na  alegria dos jovens, no olhar 
de uma mãe ou no carinho de um pai, no 
amor entre as pessoas, no caminhar frágil de
um idoso, ou na experiência da dor e da 
morte, na pequenez de uma flor ou na leveza 
do vôo de um pássaro,  na contemplação do 
pôr do sol, no murmúrio das águas na fonte
ou em sua canção na cachoeira, na 
interioridade de uma mata, no silêncio de
uma noite estrelada ou na beleza da lua, na 
delicadeza infinita da criação.

Unidade Antonia comemora os 150 anos de fundação da missão Oblata

Em comemoração aos 150 anos de fundação da primeira casa de acolhida das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, a equipe da Unidade Antonia promoveu um momento de oração e reflexão sobre esse grande passo dado pela Madre Antonia, fundadora do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor na Espanha.

Unidade Antonia realiza oficina sobre Previdência Social

No último dia 02 de Junho, a Unidade Antônia realizou uma oficina sobre Previdência Social para as frequentadoras da Unidade. O objetivo, é fazer com que as mulheres tenham conhecimento dos seus direitos e benefícios junto à entidade previdenciária.
A oficina, que aconteceu no período vespertino, procurou, também, alertar as mulheres sobre a importância de efetuar o pagamento do INSS, seja contribuindo como dona de casa ou autônoma, o que permitiria não declarar a atividade que exercem, no caso de não desejarem expor-se junto à Previdência Social.
A Unidade Antonia, bem como todas as demais Unidades da Rede Oblata, cumpre a missão de fazer com que as mulheres atendidas pelas unidades, tornem-se protagonistas de suas próprias vidas, e a busca dos direitos e benefícios junto a Previdência Social é uma dessas metas.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Unidade Antonia inaugura nova sede

Há sete anos em atividade no bairro de Santo Amaro com as mulheres inseridas no contexto da prostituição, a Unidade Antonia, durante este tempo foi conquistando cada vez mais espaço entre as mulheres que buscam o apoio da Unidade Oblata em São Paulo.
E nessa busca de atender melhor às mulheres da batalha, fonte de uma missão provida por Madre Antonia e Pe. Serra foi que, no último dia 27 de maio, a Unidade Antonia inaugurou a sua nova sede que possui mais espaço, organização e conforto para receber as mulheres que encontram apoio na Unidade.
Contando com a presença da equipe, convidados e representantes de unidades parceiras, a exemplo do CTA - Centro de Testagem e Acolhida DST/AIDS, CCM - Centro de Cidadania a Mulher, CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social, SAS - Secretaria de Assistência Social, CAE - Centro de Atendimento Especial para mulheres, SASF - Serviço de Assistência Social à Família, Universidade Santo Amaro (UNISA), Assossiação Comercial de Santo Amaro, a inauguração contou também com as presenças das noviças: Ana Paula, Brenda, Évelyn, Luiza e Priscilla, que são atuantes na Unidade Antonia, da postulante Samara Lima.
Representando o SAV – Serviço de Animação Vocacional Oblata, compareceu a Irmã Sirley e a auxiliar de comunicação, Paula. Além das Irmãs Florinda, Josefina e a secretária Juliana, que representaram a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, ao prestigiar o evento de inauguração da nova Sede da Unidade Antonia.
Após a inauguração, o restante do dia foi dedicado às mulheres que frequentam a Unidade e que deram a alegria da presença neste dia especial para todas que fazem da Unidade Antonia um espaço de acolhimento bastante muito receptivo.
A nova sede da Unidade Antonia está situada à Rua Ten. Cel. Carlos da Silva Araújo, nº 145, em Santo Amaro - São Paulo/SP.


Palestras em Universidades, dia do/a Assistente Social

Em comemoração ao dia 15 de Maio, data em que é celebrado o Dia do/a Assistente Social, a Unidade Antonia foi convidada para participar da Semana do Serviço Social em duas Universidades em São Paulo/SP.

Celebração do Dia das Mães na Unidade Antonia

                       No dia 14/05/2014 na Unidade Antônia foi realizado a Celebração do dia das Mães convidamos as participantes para confeccionar um cartaz no qual tinha a pergunta “O que é ser mãe?”, cada uma disse o que significava de acordo com as experiências vividas.

Unidade Antônia realiza formação sobre DST/AIDS

                       Com o objetivo de orientar as mulheres sobre doenças sexualmente transmissíveis, os problemas que elas podem causar e como prevenir-se, foi que o Projeto Antonia - Unidade Oblata localizada no bairro de Santo Amaro – São Paulo/SP, realizou no último dia 05 de maio, uma roda de conversas com as Agentes de Prevenção CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento de DST/AIDS.