sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ação pelo fim da Volência contra a Mulher

Em parceria com Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro (CCM/SA) e com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a Unidade Antonia realizou no dia 26 de novembro uma ação Pelo Fim da Violência contra a Mulher.  O ato aconteceu no Terminal de Santo Amaro – SP, um dos terminais de ônibus mais movimentados da cidade de São Paulo. Contou com participação de pessoas das três entidades, que aproximaram das pessoas que ali passavam, falaram sobre o tema e distribuíram materiais informativos: panfletos, folders e jornais.
A equipe avalia a ação como positiva, pois contataram pessoas de diferentes áreas: Educação, Assistência Social entre outras, que demonstraram interesse em saber mais sobre a violência contra a mulher e multiplicar as informações recebidas em suas instancias de trabalho. Algumas mulheres contatadas  relataram situação de violência na própria família ou entre pessoas conhecidas e solicitaram materiais para levar a essas pessoas. Como nas proximidades do Terminal há faculdades, a equipe contatou também muitos estudantes que por ali passavam.
Esse ato faz parte da programação da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que no Brasil tem início no dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra” e estende até o dia 10 de dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”. Em outros países ela inicia no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra a mulher.
Esta campanha tem como objetivo dar visibilidade à violência contra a mulher, sensibilizar a sociedade e discutir formas de enfrentamento, pois dados mostram que é alto o número de mulheres que sofrem violência e parte dessas não sabem onde encontrar apoio. Por isso é importante.

Confira a programação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Campanha “16 dias de ativismo:”

De 20 de Novembro a 10 de Dezembro
Exposição “Manifesto Poético Feminista- 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”- Galeria Olido- Avenida São João, nº 473. Abertura: 20/11, ás 8h.

Dia 27/11
- Diálogo para fortalecimento da rede no Campo Limpo, com Ana Flávia d’ Oliveira (Faculdade de Medicina USP) e Branca Paperetti (Casa Elaine de Grammont). Local: Subprefeitura de Campo Limpo, Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59. Horário 09h ás 12h.
-Tenda para divulgação do Centro de Cidadania da Mulher/ Perus e rede de atendimento local.
Local: Calçadão da Estação da CPTM- Perus. Horário das 10h ás 16h30min.
Dia 28/11
- Divulgação da rede de serviços no Poupatempo de Itaquera- Avenida do Contorno, nº 60. Horário: das 9h ás 12h. (Centro de Cidadania da Mulher/ Itaquera).
Dia 02/12
- Lei Maria da Penha: conquistas e desafios. Local: Centro de Cidadania da Mulher/ Perus (Rua Joaquim Antonio Arruda, 74, Perus). Horário: 10h ás 12h e das 14h ás 16h.
Dia 03/12
- Divulgação da rede de serviços no terminal Pq. D. Pedro (Avenida do Estado, s/nº). Horário: das 08h ás 11h.
- Divulgação da rede de serviços no terminal Grajaú (Avenida Dona Belmira Marin, altura do nº 500,  promovido pelo Centro de Cidadania da Mulher/ Capela do Socorro). Horário: 10h ás 17h.
- Palestra “Esclarecimento Lei Maria da penha e Direitos da Mulher”, UBS Jardim Embura, Estrada Benedito Schumeck, nº 08. Horário: 08h ás 10h (promovido pelo Centro de Cidadania da Mulher/ Parelheiros).

Dia 04/12
- Palestra “Esclarecimento Lei Maria da Penha e Direitos da Mulher”, UBS Jardim Ipurá, Rua Forte de Ladário, nº 61, Jd. Ipurá. Horário: 14h ás 16h (Promovido pelo Centro de Cidadania da Mulher/ Parelheiros).
- Dia 05/12
- Diálogo para fortalecimento da rede de São Miguel, com Maria Lúcia Silveira (socióloga da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Branca Paperetti (Casa Elaine de Grammont)). Local: Subprefeitura de São Miguel Paulista (R. Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, n º 76). Horário: 9h ás 12h.

- Oficina de Contação de Histórias, Centro de Cidadania da Mulher/ Capela do Socorro, Rua Professor Oscar Barreto Filho, nº 350 - Grajaú. Horário: 15h.

 Rosilene Costa (Assistente Social) e Brenda Yamunaqué (Educadora Social) ambas da Unidade Antonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário