segunda-feira, 7 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher: Conquistas e desafios

Por Rosilene Costa (Projeto Antonia)

O dia 08 de março é conhecido mundialmente pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. Trata-se de um dia dedicado às lutas e conquistas das mulheres no decorrer de décadas de opressão e submissão em que foram cerceadas.
Os diversos eventos idealizados para março, que passou a ser conhecido como o mês da mulher, traz lembranças das operárias de uma fábrica têxtil em greve por melhores condições de trabalho na cidade de Nova Iorque (E.U.A.) e das mulheres russas que lutavam por terra, pão e paz, elas introduziram a revolução de 1917, além de tantas outras batalhas[i].
No Brasil a mulher vem conquistando cada vez mais espaço, seja na política, ou em outras instituições onde outrora somente os homens adentravam. Os movimentos feministas são os grandes protagonistas dessas conquistas, pois com seus panelaços, suas marchas e passeatas buscam serem vistas e terem as demandas das mulheres atendidas pelo Estado. Essa batalha é constante, percebe-se que estamos correndo riscos de termos os direitos conquistados com tanta luta serem esmagados pela onda conservadora que tomou conta de nosso país. Nesse sentido, nesse 08 de março vamos mais uma vez nos reafirmar enquanto mulheres que lutam por um país melhor, menos injusto, menos desigual, menos violento. Temos o dever de exigir que sejam respeitados os direitos de toda população, em especial das pessoas mais vulneráveis. Que possamos ser protagonistas de nossa história em todos os meses do ano e em todos os países do mundo!
Oferecemos essa mensagem do escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino (1923 - 2004) para todas as mulheres que contribuíram e contribuem para a transformação de nossa sociedade.

Imagem: Pamela de Castro
(Grafiteira)
“De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!”
Fernando Sabino


[i] www.redemulher.org.br - Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário