segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Seminário em comemoração ao 10 anos do Projeto Antonia

No ultimo dia 23 aconteceu o Seminário realizado pelo Projeto Antonia com tema: Prostituição e Garantia de Direitos

O Seminário foi para marcar os 10 anos de presença do Projeto Antonia na realidade de Santo Amaro São Paulo. 

 Para a mesa de Abertura, estiveram presentes Ir. Analita Albani (Presidente do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor – Brasil, Uruguai, Argentina e Angola) e o Sr. Jander Pereira (Coordenador da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sul). 

Em seguida Ir. Lúcia Alves da Cunha: mestra em Ciências da Religião pela PUC/SP e Especialista também em Ciências da religião pela PUC/MINAS, proferiu acerca da “Prostituição em Santo Amaro”, seguida pela professora e mestra Fernanda Picinin Moreira – assistente social do Projeto Antonia que discorreu sobre: "A Violência na Prostituição: “Um recorte da realidade de Santo Amaro”, após a apresentação da Fernanda, o professor Vitor Lopes Costa Mestre em Sociologia - PPGS-UFMG; Doutorando em Sociologia - PPGS-UFMG e professor do Colégio Magnum Agostiniano - BH-MG: discorreu sobre o tema: “Garota de Programa ou Namoradinha: Afetos, prazer e relacionamentos na prostituição”. Em seguida abriu-se espaço para os palestrantes esclarecerem as dúvidas dos participantes.

Após o almoço a Ong Conviver é Viver apresentou a coreografia “A Teia” em alusão ao difícil processo de superação e libertação da mulher no contexto de prostituição.

A programação teve continuidade com a apresentação da Dra. Fabiana Rodrigues de Sousa - docente do curso de Mestrado em Educação (UNISAL). A pedagoga possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela discorreu sobre “Processos Educativos na Prática da Prostituição: desvelando a prostituta como sujeito de direitos.

Após a apresentação da Dra. Fabiana, a Ir. Lúcia Alves convidou a última palestrante da tarde, Isabel Brandão: psicóloga do Projeto Diálogos pela Liberdade BH/MG, que discorreu sobre a “Experiencia no acompanhamento do grupo de profissionais do sexo na luta por direitos”. 
houve um momento para esclarecimento de perguntas.
Em seguida houve o pronunciamento do Diretor da Associação Comercial: Sr. Luiz Augusto que parabenizou o Projeto Antonia pela relevante contribuição social, em seguida Ir. Lúcia Alves agradeceu a presença de todos, parabenizou os palestrantes e encerrou o seminário. 



O seminário realizado contribuiu para a efetivação de um dos objetivos da Unidade Antonia: Contribuir para a desconstrução do estigma da prostituição presente na sociedade e envolver as múltiplas iniciativas sociais no enfrentamento dos problemas vividos pelas mulheres.



Segue algumas fotos do Evento: 












 






Nenhum comentário:

Postar um comentário